Esse espaço foi criado para fortalecer as relações dos corais por mim dirigidos. Você que nos visita, aproveite para aprender, questionar, lançar desafios, mas principalmente para se integrar sempre com maior qualidade ao grupo que você pertence.
Grande abraço.

Minha foto
Maringá, PR, Brazil
Maria Goreti G. P. Maranho é licenciada em Música pela Faculdade Marcelo Tupinambá, São Paulo; Especialista em Educação pela UNIBEM- FIES, Curitiba. Frequentou as classes de canto erudito e popular, sendo orientada por Marcos Leite ( Ganganta Profunda), Marisa Fonterrada (Unesp), Kátia Lemos (Garganta Profunda), Lúcia Passos e Gisa Volkmann (UFRGS). Tendo despertado o interesse por regência desde a formação acadêmica, aperfeiçoou-se com Lucy Shimith (UEL), Maria José Chevitarese (UFRJ), Pablo Trindade (Uruguai), Henry Leck e Tim Brimmer( Indianápolis, USA), Teruo Yoshida (OSESP), Elias Moreira da Silva ( Meninos cantores de Saint Paul, Londres) . Cursou as disciplinas do Curso de Regência Coral na Universidade Estadual de Maringá. Atualmente rege os corais, COPEL e Coral do Trabalhador e da Comunidade (Romagnole) Mandaguari. Além dos trabalhos com canto e regência é integrante do Novo Trio, grupo de Música Popular Brasileira, com ênfase no nascimento dos gêneros nacionais.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


AGENDA DOS CORAIS
NATAL 2012


 24/11 Coral da COPEL de Maringá e 
          Coral Ecumênico BOA VONTADE de Maringá
          Shoping CIDADE- 20:00

25/11 Coral SOU DA PAZ
          SHOW DA PAZ
          Plínio Oliveira e convidados
OUT Maringá
21:00

07/12 Coral da COPEL de Maringá
           Paranavaí 20:00

08/12 Coral da COPEL de Maringá
           Associação dos Aposentados
PAVAN- 20:00

09/12 Programa Coral do ESPAÇO DAS ARTES
            Casa da Cultura do Alvorada
             16:00

10/12 Coral da COPEL de Maringá
           Shoping CIDADE
20:00

13/12 Coral da COPEL de Maringá
Asilo São Vicente de Paulo
15:00 

15/12 Programa Coral do ESPAÇO DAS ARTES
           Coral da COPEL  de Maringá
           Coral Ecumênico BOA VONTADE de Maringá
           Teatro BARRACÃO Cantata de Natal
           19:00

18/12 Coral Ecumênico BOA VONTADE de Maringá
Avenida Center
20:00

20/12  Coral Ecumênico BOA VONTADE de Maringá
            Shoping CIDADE
           20:00

22/12   Coral Ecumênico BOA VONTADE de Maringá
            Igreja da Religião de DEUS- Maringá
            16:30 

Correpetição: Felícia Cristina -Violão e Percussão
 Rosicléia Lemes- Piano
Regência: Goreti Maranho

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CAÇADOR DE MIM


Além das guias para estudo
postei esse vídeo e algumas
informações sobre o fantástico MILTON NASCIMENTO
Em homenagem aos seus 70 anos nesse ano.
Tempo que dedica somente para espalhar amor
e bondade por onde passa.

VOZES MASCULINAS

CONTRALTO

SOPRANO


Milton Nascimento: 70 anos de um gênio

Milton Nascimento, um claro enigma
"Se Deus cantasse, seria com a voz de Milton." A frase, de Elis Regina, resume a reverência com que fãs e músicos se entregam ao cantor e compositor. Carioca com alma mineira, delicado sem fazer concessões, Milton Nascimento chega neste 26 de outubro de 2012 aos 70 anos angariando uma admiração que vem junto com certo distanciamento. Como no título do livro de poemas do itabirano Carlos Drummond de Andrade, Milton é um claro enigma.
Tímido - ao menos ao olhar do grande público, e se comparado com dois dos outros setentões deste ano, Caetano Veloso e Gilberto Gil - ele foi criando seu caminho particular. Como afirmou João Máximo em texto recente sobre os setentões da música brasileira (completa o quarteto o Paulinho da Viola), Milton já nasceu pronto. "Sua música tinha cheiro e gosto de terra. Como observou Ruy Guerra, a terra estava para ele como o mar para Caymmi".
E foi justamente Caymmi quem setenciou: "Discreto, Milton foi se fazendo famoso sem nunca colocar a carapuça de rei".
Para quem quiser saber mais sobre a carreira de Milton, recomendamos a linha do tempo multimídia que fizemos na ocasião do Segundo Caderno em homenagem aos quatro setentões. Em homenagem ao aniversário do cantor, selecionamos poucas e emblemáticas músicas que dão a dimensão de seu tamanho, em vídeos que tragam registros legais de interpretação.
Clube da Esquina 2 

A música é do disco "Clube da Esquina", o primeiro e definitivo disco do movimento que reuniu mineiros como Beto Guedes, Marcio e Lô Borges (os dois últimos parceiros de Milton nesta canção). Gravado em 1972 - portanto também alvo de comemorações em 2012, por seus 40 anos - o álbum já foi considerado em várias eleições o mais importante da música brasileira.
"A palavra inventivo não o define tão bem quanto a palavra original, ele é sozinho um movimento". Caetano Veloso

Nada será como antes

Neste belo resgate que só o Youtube é capaz de fazer por nós, Milton canta "Nada será como antes" (parceria com Ronaldo Bastos) em um show acústico na Suíça em 1980. Com sua indefectível boina e acompanhamento de Wagner Tiso, seu companheiro de tantos arranjos, no piano. A música também é do disco "Clube da Esquina".
"Milton tem uma certa altivez, uma coisa de alma que sabe que é grande". Gilberto Gil

San Vicente 
No show em Montreal, Milton toca San Vicente, uma das muitas parcerias com Fernando Brant. Dois detalhes legais: o falsetão que ele segura em toda a introdução. E a dancinha dos canadenses da plateia no final. Mais uma do "Clube da Esquina".
"Meu Yauaretê, minha onça verdadeira. Você é o rei da floresta, rei da mata brasileiro, meu taquaraçu de espinho, meu carioca mineiro, meu amor e meu carinho, uirapurú verdadeiro". Tom Jobim

Milagre dos peixes

Do disco homônino de 1973, a música "Milagre dos peixes" tem tom épico. Este vídeo é da mesma apresentação em Montreal, desta vez com participação do saxofonista (melhor "soprista") Wayne Shorter. Vale ver a declaração do músico norte-americano sobre o brasileiro abaixo.
"Como um patrimônio do Brasil, o valor cultural do Milton não pode ser medido apenas em termos comerciais. O tesouro do Milton pode ser repartido de maneiras ainda não imaginadas". Wayne Shorter

A lua girou

Do disco "Geraes" (1976). Uma das músicas em que Milton bebe na escola de Caymmi de beleza pura. Melodia curta, que soa como mantra e diz tudo. "Eu bem queria fazer um travesseiro dos teus braços". Simples assim.
"Milton é um compositor brilhante, ele tem uma das vocês mais incríveis que já ouvi. Suas melodias têm uma simplicidade que vão direto ao centro do seu coração." Herbie Hancock

Beatriz

Não é difícil supor por que Chico Buarque e Edu Lobo escolheram Milton para gravar "Beatriz" no disco "O grande circo místico", de 1983. Poucos cantores conseguiriam chegar aos extremos desta melodia como Milton. Detalhe: a nota mais aguda está na palavra "céu", e a mais grave, em "chão". Esta apresentação é no Prêmio Sharp de 1996, mais uma vez com Wagner Tiso, na regência.
"Bituca manda em mim". Chico Buarque
Além dos 70 anos de idade, Milton Nascimento comemora em 2012 os 50 anos de carreira, que serão condensados no DVD "Milton Nascimento - 50 Anos de Voz nas Estradas". A gravação será no Vivo Rio, em 25 de novembro. Enquanto isso, o musical "Milton Nascimento: nada será como antes" continua em cartaz.


domingo, 30 de setembro de 2012

studio cantorum: KYRIE

studio cantorum: KYRIE: Precisamos desse estudo de naipe para quarta feira. Desse estudo depende o nosso rendimento para o conjunto das músicas de natal. Procurem o...

studio cantorum: ANJOS DIVINOS

studio cantorum: ANJOS DIVINOS: Muito estudo, Atenção ao abrir barítono teremos alguns segundos de silêncio. Essa voz entra depois que as vozes femininas já cantaram o te...

O trenzinho do caipira


CONTRALTO

SOPRANO

TENOR

BAIXO

Sobre O trenzinho...
(clicando sobre a frase acima vc pode saber um pouco mais sobre as origens da peça)




















segunda-feira, 25 de junho de 2012

sexta-feira, 15 de junho de 2012

TODOS NÓS


Oi pessoal,
Aí está uma das primeiras vezes que 
executaram essa música
com esse arranjo. 



domingo, 6 de maio de 2012

domingo, 1 de abril de 2012




ESPAÇO DAS ARTES
educação musical e difusão cultural
(44) 8839 5807 (44)8811 1731 (44)9858 7510
email:espacodasartesdifusao@gmail.com
Av. Centenário, 556- Maringá (Próximo á Rodoviária)

CONHEÇA AGORA NOSSO TRABALHO


sexta-feira, 30 de março de 2012

AO CORAL DA COPEL DE CASCAVEL

Oi pessoal,
Clicando sobre a palavra MENINA em vermelho
abrirá a postagem onde estão os MIDIS.
BOM TRABALHO.

quarta-feira, 21 de março de 2012

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DE CANTAR

Cantar não é apenas uma das formas de expressão mais antigas do ser humano, mas também pode curar muitos males, garantem cada vez mais médicos, que recomendam a prática do canto com regularidade, embora os estudos sobre seus efeitos benéficos do canto sejam recentes.

Até pouco tempo, não existiam estudos científicos a respeito do assunto, mas resultados de pesquisas recentes confirmam inclusive que cantar deveria ser receitado pelos médicos, afirma a doutora Gertraud Berka-Schmid, psicoterapeuta e professora da Universidade de Música e Artes de Viena.
A especialista critica pais e professores que tentam proibir as crianças de cantar porque não sabem, pois assim as privam de sua capacidade de personificação e o acesso à experiência do som.

"Isso faz com que a consciência da personalidade mude, reduzindo seu desenvolvimento, porque poder levantar a voz, ser ouvido, ser reconhecido e aceito é de importância vital para um ser eminentemente comunicativo como o ser humano", afirma Berka-Schmid em declarações à revista de medicina austríaca Medizin Popular. "Cantar é a respiração estruturada", afirma a médica, explicando o efeito fisiológico da respiração abdominal - a mais profunda -, que prevalece quando se canta e que se transforma em massagem para o intestino e em alívio para o coração.

Além disso, garante a doutora, essa respiração fornece ar adicional aos alvéolos pulmonares, impulsiona a circulação sanguínea e pode melhorar a concentração e a memória.

Na opinião da especialista, cantar é um ótimo remédio para os males específicos do nosso tempo, porque equilibra o sistema neurovegetativo e reforça a atividade dos nervos parassimpáticos, responsáveis pelo relaxamento do corpo.

Cantar gera harmonia psíquica e reforça o sistema imunológico, importantes frente a problemas tão freqüentes hoje, como transtornos do sono, doenças circulatórias e a síndrome de burnout - a exaustão emocional.
As conseqüências de um estímulo nervoso excessivo são típicas dos tempos atuais, afirma a especialista: as pessoas não agüentam os próprios impulsos, se isolam, se bloqueiam e paralisam ou acumulam agressividade. Por meio da voz, o ser humano é capaz de expressar seus sentimentos de tal maneira que pode se desfazer de uma série de más sensações. Em algumas ocasiões, isso não é possível apenas falando normalmente e, por isso, o canto desempenha um papel essencial. 
Gazeta Mercantil

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Reflexão do dia

"A arte proporciona o desenvolvimento das diversas dimensões do ser humano - a razão e o pensamento lógico, o senso estético, a intuição e a emoção. 
A arte é um caminho para conhecer a si, o outro, o entorno. 
Uma vez percorrido o caminho que dá acesso ao conhecimento das linguagens artísticas, fica bem mais fácil se chegar a outros conhecimentos."
Carlos Gomes da Costa
Admiração pelo trabalho de Patrícia Costa
"São Vicente á Capela"

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tudo de novo?!
Não, TUDO NOVO!!

REVITALIZANDO
Ao iniciarmos um novo ano sempre surge o medo de cairmos na mesmisse
e com sabor de monotonia reiniciarmos as atividades apenas com repetição daquilo que
já se experimentou...
Eu convido a uma nova postura..
Um sentimento sempre renovado para novas perspectivas...
Novos convites, novas assimilações, novos colegas de naipe...
Já para o mês de março, início, estaremos homenageando as mulheres
de toda a região, e para isso recuperaremos algumas canções que
devem receber um brilho todo especial para esses eventos.
"Convoco" a todos os envolvidos com a música através do canto coral
a retomarem suas atividades,
engajando-se nas atividades e atualizando sua agenda!!!
Grande abraço!!!